Boca de Cão – teatro de rua e formas animadas

companhia

A Boca de Cão - Teatro de Rua e Formas Animadas surge do amor às artes plásticas e ao teatro de rua, iniciando o seu percurso com o espetáculo de marionetas humanas "Agostinho e Felicidade" em 2013. Da vontade de continuar a apresentar criações específicas para o espaço público e de desenvolver um universo próprio de fusão da estética tradicional com a contemporaneidade, Hugo Ribeiro e Muni Joana Domingos fundam a companhia em 2015, no Festival Mar Marionetas de Espinho onde estreiam os espetáculos "Alforria" em 2016, "Toque de Caixa" em 2017 e "A Fonte" em 2018, uma cocriação com Anymamundy e encenação de Tommy Luther. Igualmente em 2018 criam as animações de rua "Ristorante", “Fábrica das Brincadeiras” e "O Misterioso Caldeirão da Bruxa". Em 2019 estreiam a co-criação "A viagem" com os Anymamundy, a convite do Município de Silves e iniciam o trabalho da sua 6ªa criação "Leonor e o pequeno circo", processo interrompido durante a pandemia, com data ainda não definida de estreia. Também inauguraram a Exposição "Boca de Cão, 5 anos a dar vida à imaginação" onde apresentaram os seus trabalhos desde 2010, revelando ao público os processos criativos, desafios na construção e escolha de materiais mais naturais e ecológicos, bem como o processo na investigação em várias técnicas artesanais, característica presente nos trabalhos da companhia. Em 2020 desafiaram os músicos da Mafagafa Associação a criar em conjunto "Cabeça de vento, nos pés o alento", uma primeira aproximação ao cinema de marionetas, e estrearam a 7ª criação da companhia "BicimarOfOne", onde em conjunto com Rui Bandeira, músico de jazz, refletem através da música e teatro de objetos, uma paródia à pandemia. Destaca-se ainda a celebração de um protocolo com o Município de Espinho, para a criação de espaço expositivo permanente de parte do espólio da companhia, patente no FACE – Fórum de Arte e Cultura de Espinho, aberto ao público até 2024. Em 2021 estreiam “Safra” um espetáculo com marionetas e fogo, em co-criação com Anymamundy e Seitopeia. Durante 2022 são convidados a desenvolver o dispositivo cénico de “A Feira” um cenário com mais de 300m2 de implementação, colaborando com a companhia Radar 360º na direcção técnica, diração de montagens e contra-regra no espetáculo apresentado no território da Artemrede.Em 2023 desafiam-se a investigar novas formas animadas, aprofundando a pesquisa em marionetas de vento, para a criação do espetáculo "Céu Salgado", com estreia prevista para Março de 2024.
São vários os eventos e festivais nacionais e internacionais onde apresentaram as suas criações, destacando-se a participação no Festival Mondial des Téâtres des Marionnettes em Charleville- Mézièrs, Festival Internacional de Teatro de Ourense e Festival Internacional de teatro de rua - Street Cut na Dinamarca, Festival Internacional de Títeres de Redondela, Espanha, Festival de Marionetas Galicreques, Santiago de Compostela, Espanha e Baule D'Airs na França.
Além das formas animadas, desenvolvem desde 2010 criações plásticas, dispositivos circenses, formações, instalações e performances para o espaço público, e colaboram com várias companhias de teatro, marionetas e circo, no desenho e construção de cenografia, adereços, marionetas e interpretação, tais como Teatro do Frio, PELE, Radar 360º, Erva Daninha, Nuvem Voadora, Teatro e Marionetas de Mandrágora, Comédias do Minho, AlbergAR-Te, Sopa de Pedra, Crua, entre outras. A destacar a participação na criação da cenografia e interpretação do espetáculo "Os Transportadores" da Companhia Radar 360º, projeto vencedor da 1ª Bolsa Isabel Alves Costa, parceria FIMP, Comédias do Minho e Teatro Municipal do Porto em 2015, Cenário da “Aldeia Balão” do Teatro e Marionetas de Mandrágora em 2021, e Cenário de “A Feira” da Companhia Radar 360º em 2022.



Curiosidades: O nome Boca do Cão vem de uma flor, vulgarmente chamada boquinha de cão, boca do lobo, ou boca de leão (Antirrhinum majus), cuja particularidade de se apertar lateralmente a flor, ela abre e fecha como uma boca. Este movimento resumiu de uma forma poética a nossa curiosidade sobre os mecanismos da marioneta.



Hugo Ribeiro
Hugo Ribeiro
Cenógrafo freelancer, trabalha na criação plástica e interpretação da companhia "Boca de Cão – teatro de rua e formas animadas", onde desenvolve projetos de criação e experimentação de novas formas animadas.
Como designer de Cenografia trabalhou com companhias como Erva Daninha, Radar 360º, Teatro do Frio, PELE, Teatro e Marionetas de Mandrágora e Comédias do Minho entre outras.
Foi também diretor de Cenografia da Queima do Judas de Vila do Conde de 2013 a 2016, e professor assistente de cenografia na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto) de 2013 a 2016.



Muni Joana Domingos
Muni Joana Domingos
Formada em Animação e Produção Cultural pela ESAP – Escola Superior Artística do Porto, está ligada ao mundo das artes desde a adolescência onde iniciou a sua formação em teatro de rua e artes circenses. Aprofundou conhecimentos dentro destas áreas, bem como em ecologia e Naturopatia, durante os anos que residiu em Barcelona, onde frequentou a Escuela de Circo Rogelio Rivel. Desde 2009, após o seu regresso a Portugal, colaborou com várias estruturas criando espetáculos e formações. Tem formação em áreas artísticas como Comédia Dell ‘Arte (Fabrizio Paladin), Dança Tradicional Africana (Allatantou Dance Company), Clown no Clown Laboratori Porto, Teatro de Rua e Marionetas, tendo formação com Juliette Prillard, Marcelo La Fontana,Jordi Bertrand, Tommy Luther, Filipa Mesquita, Clara Ribeiro e enVide neFelibata. Desde 2013 dedica-se exclusivamente às artes performativas e marionetas com os projetos da sua companhia Boca de Cão, e em colaboração com outras companhias como Teatro e
Marionetas de Mandrágora e Radar 360º.



producao@bocadecao.pt
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