Boca de Cão – teatro de rua e formas animadas

companhia

A Boca de Cão - Teatro de Rua e Formas Animadas surge do amor às artes plásticas e ao teatro de rua, iniciando o seu percurso com o espetáculo de marionetas humanas "Agostinho e Felicidade" em 2013. Da vontade de continuar a apresentar criações específicas para a rua e de desenvolver um universo próprio de fusão da estética tradicional com a contemporaneidade, Hugo Ribeiro e Muni Joana Domingos fundam a companhia em 2015, no Festival Mar Marionetas de Espinho onde estreiam os espetáculos "Alforria" em 2016, "Toque de Caixa" em 2017 e "A Fonte" em 2018, uma cocriação com Anymamundy e encenação de Tommy Luther. Igualmente em 2018 criam as animações de rua "Ristorante" e "O Misterioso Caldeirão da Bruxa". Em 2019 criam em conjunto com os Anymamundy o projeto "A viagem" a convite do Município de Silves e iniciam o trabalho da sua 6ªa criação "Leonor e o pequeno circo" com estreia prevista para 2020. Ainda antes da pandemia visitar o nosso país estrearam a Exposição "Boca de Cão, 5 anos a dar vida à imaginação" onde apresentam trabalhos desde 2010, bem como revelaram processos de contrução e materiais. No desenrolar da quarentena desafiaram os músicos da Mafagafa Associação a criar em conjunto "Cabeça de vento, nos pés o alento", uma primeira aproximação ao cinema de marionetas. Neste momento encontram-se a preparar a 7ª criação da companhia "BicimarOfOne", um projeto de rua a pensar nos novos desafios que vivemos, com estreia marcada para Agosto de 2020.
Além das formas animadas, desenvolvem desde 2010 criações plásticas, instalações e performances para o espaço público, e colaboram com várias companhias de teatro, marionetas e circo, no desenho e construção de cenografia, adereços, marionetas e interpretação, tais como Teatro do Frio, PELE, Radar 360º, Erva Daninha, Nuvem Voadora, Teatro e Marionetas de Mandrágora, e Comédias do Minho. A destacar a participação na criação da cenografia e interpretação do espetáculo "Os Transportadores" da Companhia Radar 360º, projeto vencedor da 1ª Bolsa Isabel Alves Costa, parceria FIMP, Comédias do Minho e Teatro Municipal do Porto em 2015.

Curiosidades: O nome Boca do Cão vem de uma flor, vulgarmente chamada boquinha de cão, boca do lobo, ou boca de leão (Antirrhinum majus), cuja particularidade de se apertar lateralmente a flor, ela abre e fecha como uma boca. Este movimento resumiu de uma forma poética a nossa curiosidade sobre os mecanismos da marioneta.


Hugo Ribeiro
Hugo Ribeiro
Cenógrafo freelancer, trabalha na criação plástica e interpretação da companhia "Boca de Cão – teatro de rua e formas animadas", onde desenvolve projetos de criação e experimentação de novas formas animadas.
Como designer de Cenografia trabalhou com companhias como Erva Daninha, Radar 360º, Teatro do Frio, PELE, Teatro e Marionetas de Mandrágora e Comédias do Minho entre outras.
Foi também diretor de Cenografia da Queima do Judas de Vila do Conde de 2013 a 2016, e professor assistente de cenografia na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto) de 2013 a 2016.



Muni Joana Domingos
Muni Joana Domingos
Formada em Animação e Produção Cultural pela ESAP – Escola Superior Artística do Porto, está ligada ao mundo das artes desde a adolescência onde iniciou a sua formação em teatro de rua e artes circenses. Aprofundou conhecimentos dentro destas áreas, bem como em ecologia e Naturopatia, durante os anos que residiu em Barcelona, onde frequentou a Escuela de Circo Rogelio Rivel. Desde 2009, após o seu regresso a Portugal, colaborou com várias estruturas criando espetáculos e formações. Tem formação em áreas artísticas como Comédia Dell ‘Arte (Fabrizio Paladin), Dança Tradicional Africana (Allatantou Dance Company), Clown no Clown Laboratori Porto, Teatro de Rua e Marionetas, tendo formação com Juliette Prillard, Marcelo La Fontana,Jordi Bertrand, Tommy Luther, Filipa Mesquita, Clara Ribeiro e enVide neFelibata. Desde 2013 dedica-se exclusivamente às artes performativas e marionetas com os projetos da sua companhia Boca de Cão, e em colaboração com outras companhias como Teatro e
Marionetas de Mandrágora e Radar 360º.



producao@bocadecao.pt
+351 916387030 Muni Joana Domingos
+351 911963679 Hugo Ribeiro